terça-feira, 10 de maio de 2011

Satisfação no trabalho

Nenhuma organização pode dar certo sem um nível de comprometimento e de esforço por parte de seus membros. Por essa razão, é importante compreender a motivação – os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento. Qualquer grupo ou organização é composto por pessoas, cada uma das quais tem seu particular padrão de motivos.

A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, provavelmente recebeu mais atenção do que qualquer outra teoria da motivação, já que classifica as necessidades humanas de modo lógico e conveniente.

Maslow via a motivação humana como uma hierarquia de cinco necessidades, que iam das necessidades fisiológicas mais básicas até as necessidades mais elevadas de auto-realização.





Uma conclusão óbvia da teoria de Maslow é que os empregados precisam de um salário suficiente para alimentar, abrigar e proteger a si mesmos e às suas famílias de um modo satisfatório, bem como de um ambiente de trabalho seguro, antes da organização tentar oferecer incentivos destinados a dar-lhes estima, sentimentos de participação ou oportunidades de crescimento. As necessidades de segurança no trabalho, está livre de coação ou de tratamento arbitrário e regulamentos claramente definidos.

O psicólogo Clayton Alderfer concordava com Maslow: a motivação do trabalhador poderia ser medida de acordo com uma hierarquia de necessidades. Entretanto, sua teoria ERC é diferente em dois pontos básicos.


Primeiro, Alderfer dividiu as necessidades em apenas três categorias: necessidades existenciais (as necessidades fundamentais de Maslow mais fatores como benefícios extras no local de trabalho), as necessidades de crescimento (necessidades de criatividade pessoal ou de influência produtiva).

Alderfer enfatizou que, quando as necessidades mais altas são frustadas, as necessidades inferiores retornam, mesmo já tendo sido satisfeitas. Maslow, ao contrário, achava que uma necessidade, uma vez satisfeita, perdia seu poder de motivar um comportamento. Enquanto Maslow via as pessoas subindo sempre em sua hierarquia de necessidades, Aldefer via as pessoas subindo e descendo na hierarquia de necessidades em tempos em tempos e de situação em situação.

PALAVRAS-CHAVE: Motivação, desempenho, trabalho, comportamento, necessidades.

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